Sistema de Informação – O que é e como funciona

“Sistemas de informação têm como premissa básica processar dados e produzir informações contextualizadas com determinado ambiente”

Sistema é um conjunto de elementos que interagem entre si. A interação destes elementos é de suma importância para que um conjunto de elementos possa ser considerado um sistema, pois sem interação, não há relação de causa e efeito. Um sistema, em síntese, nada mais é que a soma simples de duas ou mais partes. Para ser considerado “sistema”, deve ter metas para atingir e objetivos para realizar.

Os sistemas também são compostos de entradas e de saídas. Tomam dados (entradas), os processam e geram informações contextualizadas (saídas). Estas entradas podem ser de energia ou de material do ambiente e provém a saída, que é a informação, a energia ou matéria linkada a outras informações.

Podemos classificar um sistema como físico (uma televisão, um computador, um corpo humano) ou até mesmo algo abstrato como, por exemplo, um software (programa de computador). Cada sistema existe dentro de outro maior e com isso pode estar formado por o que se denomina um subsistema e partes, e ao mesmo tempo ser parte de um supersistema.

Um sistema tem limites que o diferencia no ambiente. Este limite, ou fronteira, pode ser físico (uma gabinete de um computador) ou pode ser conceitual. Se existe algum intercâmbio entre o sistema e o ambiente através deste limite, o sistema é considerado como aberto e, se ocorre justamente o contrário, o sistema é considerado fechado.

O ambiente é o meio externo que envolve de forma física ou conceitual a um sistema. O sistema tem interação com o ambiente, do qual recebe entradas (dados) e ao qual devolvem como saída. O ambiente também pode ser considerado como aliado ou como ameaça para o sistema.

Nesse momento já podemos conceitualizar ou definir o que seja sistema de informação. Esse tipo de sistema é bastante comum nos dias de hoje. É um tipo de sistema que são caracterizados pelo uso integrado de hardware, software e da ação humana que, por sua vez, é indissociável desta noção. Nesse sentido, os tipos de sistema mais comuns são os que dizem respeito aos computadores programados com sistemas informatizados cuja finalidade última é processar dados.

Exemplos de sistemas de informação comuns no dia a dia das empresas: Sistema de Folha de Pagamento, ERP, Sistema de gerenciamento de informações, etc.


REFERÊNCIAS

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/sistema . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

2 comentários sobre “Sistema de Informação – O que é e como funciona

  1. I really like your blog. A pleasure to come stroll on your pages. A great discovery and a very interesting blog. Fascinating and beautiful. I come back to visit you. Do not hesitate to visit my universe. See you soon 🙂

    Curtir

Feedback é bom e eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.