Estatística – O que é e qual a sua importância para as organizações?

“Desde as épocas mais remotas, sempre houve a necessidade de calcular e fazer projeções com vistas à tomada de decisão. Mesmo quando esse processo era arcaico e, em alguns casos, até inconscientes, a estatística era o recurso ideal.”

[imagem meramente ilustrativa]

Se você já se perguntou sobre como a humanidade evoluiu e se adaptou para os ciclos de dificuldade e de desenvolvimento, pode ter pensado nas diversas alterações que a humanidade passou até chegar ao seu estágio atual.

Parando para pensar, percebemos que essas alterações tiveram as mais variadas naturezas: ideológicas, econômicas, científicas, etc. No entanto, há uma alteração que está diretamente ligada ao estudo da Estatística. Existem dois momentos muito distintos na humanidade: 1) o período em que vivemos sob a égide do Determinismo (que surge com o aparecimento do homem e perdura até o início do século XX) e 2) o Possibilismo (iniciado na entrada do Século XX).

Pode-se afirmar que “o comportamento determinístico é governado por uma lei exata e não passível de infração” (STEWART, 1991). Uma vez conhecidas as condições iniciais de um determinado problema, é possível prever resultados futuros.

No entanto, com o avanço da Ciência e da Tecnologia, esse panorama se altera para um sistema onde não há um controle tão rigoroso assim das variáveis envolvidas em um problema. Assim, a sociedade do início do século XX começa a presenciar, inicialmente a partir da Ciência, que a natureza não é tão exata assim. Na realidade, tudo é um conjunto de possibilidades em todos os aspectos da sociedade e dos setores do conhecimento.

Com isso, a Estatística se torna uma ferramenta fundamental para qualquer profissional em qualquer área do conhecimento. E isso inclui a área de RH, Administração de gente, Contabilidade, Financeiro e muitas mais! Veja à sua volta nas mais variadas profissões. Em qualquer área, é necessário que analisemos informações para que decisões diárias possam ser tomadas, e isto ocorre tanto no âmbito profissional como na vida pessoal.

O avanço na velocidade de transmissão e disseminação das informações (levadas a cabo pelo desenvolvimento da tecnologia da informação) também contribuiu para que a Estatística se desenvolvesse e se constituísse como um suporte maior para a tomada de decisões.

Portanto, como dito anteriormente, a Estatística é a ciência e o instrumento através do qual, toda e qualquer organização/empresa pode e deve recorrer para se situar nos cenários mais diversos pelo uso de calcular e projeções que fundamentam a tomada de decisão nos mais níveis analíticos e gerenciais.


Texto adaptado do material de estudo da disciplina Estatística Aplicada, do curso de Administração De Empresas da Faculdade Ateneu.

2 comentários sobre “Estatística – O que é e qual a sua importância para as organizações?

Feedback é bom e eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.