Psicologia das Organizações – Liderança e Motivação

“No âmbito das organizações existe uma relação muito aproximada entre as lideranças e a motivação. Qual a relação entre essas duas condições e como elas impactam na produtividade das empresas?”

Com base na minha experiência de 13 anos atuando no RH de uma grande empresa e já tendo realizado estudo sobre o referido tema, assumo que uma das principais preocupações das lideranças em motivas as pessoas deve ser a busca pela compreensão da cultura específica da empresa para qual está vinculado e assim, montar equipes alinhadas com os objetivos organizacionais. A cultura de uma organização empresarial é instituída a partir das crenças de seu fundador, juntamente com o objetivo de subsistência (lucro), aliados à missão (função social) da organização. Naquele espaço, pessoas de realidades distintas reúnem-se, num para, de acordo com as circunstâncias, produzir elementos que, simbolicamente, se encaixam num contexto de necessidade ou de carência para a sociedade. Se as diversas equipes estiverem minimamente alinhadas com os valores e objetivos da organização, as lideranças já terão elementos concretos para estabelecer uma comunicação assertiva e através dela extrair o melhor dos seus subordinados. Os líderes de cada equipe devem buscar conhecer  os membros de sua equipe da mesma forma que conhece as crenças do fundador e os objetivos organizacionais. Conhecendo seus subordinados, terá condição de criar sinergia e, com isso,

Formar equipes motivadas e capazes de perceber oportunidade de melhorias gerais e particulares. Com o tempo serão também capazes de criar soluções para a resolução dos próprios conflitos internos e operar num nível qualitativo otimizado. Sabe-se que cada liderança tem o seu estilo, porém, no contexto acima proposto, terão mais sucesso, aqueles que melhor se comunicarem, estiverem mais atentos e participativos.


OBS: Texto dirigido ao estudo da disciplina Psicologia das Organizações, do curso de Administração de Empresas da Faculdade Ateneu.

#PsicologiaOrganizacional #ProcessosPsicológicosBasicos #administracao #recursoshumanos #RH #gestaodegente

Feedback é bom e eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.