Teoria Geral da Administração: Qual a importância da Administração para a vida pessoal, a profissional e para as organizações?

“A administração vai além do seu conceito próprio. Pois ela está inserida indiretamente em tudo que fazemos, está relacionada ao contexto em que estamos inseridos em todos os momentos da nossa vida”

Foto por energepic.com em Pexels.com

O que significa administrar? Poderíamos elaborar uma resposta muito ampla, pois essa pergunta é bastante genérica, porém merece ser respondida.

A vida prática é dividida em muitas áreas e todas elas podem se encaixar no contexto da administração: temos de um lado as relações familiares, os amigos, os recursos financeiros, as relações sociais, etc.. De outro, a profissão, a carreira, o sucesso/fracasso, o desejo de crescimento, de bem-estar, os conflitos em grupo, as emoções interiores. Enfim, são múltiplas as nossas necessidades e a busca do equilíbrio é o objeto de análise próprio da administração.

Para alguns, dar conta de todas estas atividades é extremamente difícil, pois há pessoas sem perfil para tais questões. Isso não significa que estas pessoas sejam negligentes ou relaxadas, elas podem, simplesmente, não ter sido preparadas para administrar seus próprios recursos ou os de terceiros. Outras, parecem ter nascidos com a disposição e o talento para enxergar o todo, isolar os assuntos e tratar as informações de uma forma eficiente.

Aqui podem surgir perguntas do tipo: 1) Porque precisamos saber pelo menos o básico de Administração e 2) Qual a relação entre a gestão pessoal e a profissional?

1) Administrar a vida NÃO é o mesmo que administrar uma empresa. Mas, se você consegue pagar suas contas pessoais, encaixar despesas futuras no seu orçamento e reservar momentos para laser, pode-se dizer que tem os requisitos de um bom gestor, pois uma pessoa que consegue pagar suas contas, não se endividar com frequência e ainda poupar recursos no nível pessoal tem grande chance de administrar bem o próprio negócio ou uma área de uma empresa qualquer.

2) A relação entre a administração de recursos próprios (família) ou de terceiros (empresas) está basicamente na habilidade de equilibras as receitas e as despesas e se for o caso, reduzir custos ou gerar lucro.

Todavia, entendendo que nem todas as pessoas jurídicas visam ao lucro, é importante saber que administrar é ajudar a uma instituição qualquer a realizar sua missão. Por exemplo, uma ONG ou instituição filantrópica, recebe recursos de terceiros para realizar um fim específico. Ela precisa prestar contas aos stakeholders sobre como está aplicando os referidos recursos.

Dessa forma, considerando que todas as instituições estão sujeitas à Lei, todas são obrigadas a manter documentos e demonstrativos que comprovem a correta aplicação dos recursos e o cumprimento das obrigações legais.

Assim sendo, a administração dos recursos na vida pessoal, na vida profissional e nas organizações, depende mais de habilidades que podem ser aprendidas (na escola, ma faculdade, nos cursos técnicos) do que de talento inato.

De um modo geral, espera-se que uma pessoa qualificada como bem resolvida na vida pessoal, também o será como profissional ou como empresário. Porém, nada garante o sucesso como se as coisas estivessem pré-dispostas segundo uma Lei natural. Todos podem ser bem sucedidos no contexto e não em outro. Administrar, como tudo na vida é um mix de conhecimento adicionado de constância e de persistência.


Fonte:

3 comentários sobre “Teoria Geral da Administração: Qual a importância da Administração para a vida pessoal, a profissional e para as organizações?

Feedback é bom e eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.