Intraempreendedorismo  – Definição e Conceito

Intraempreendedorismo – Definição e Conceito

“É uma qualidade inerente à profissionais criativos e inquietos que atuam dentro das organizações”

Uma vez dentro de uma empresa, o profissional busca atingir metas, cumprir prazos, desenvolver projetos e, com a sua contribuição, auxiliar no crescimento do empreendimento. Em algumas organizações, é possível ir além: o profissional encontra espaço para usar a criatividade, gerando novas oportunidades e negócios. Esta habilidade – de manter uma atitude empreendedora dentro das corporações, inclusive criando novos projetos – recebe o nome de intraempreendedorismo.

Não são todas as empresas que incentivam este tipo de postura, mas há um número cada vez maior de organizações dando um valor especial ao profissional com o chamado espírito intraempreendedor. Isto acontece porque a inovação é um dos desafios mais importantes para as empresas atuais. E intraempreender significa exatamente pensar de forma criativa, enxergando oportunidades e fazendo-as crescer dentro de uma estrutura já existente.

Para conseguir atingir este patamar e autonomia, o profissional precisa estar muito preparado, sobretudo no que se refere ao gerenciamento de projetos e de pessoas. Intraempreender não significa apenas ter a ideia de um projeto que, sob a proteção da empresa, possa se desenvolver. É necessário também estar apto a levar este intento adiante – ou, pelo menos, a detalhar como isto seria possível, quais seriam os ganhos, etc.

Além das características citadas acima, o profissional intraempreendedor também pode ser reconhecido pela capacidade de tomar iniciativa e pela confiança em si mesmo. É provável que o colaborador intraempreendedor tenha passado por várias outras estruturas (faculdade, outras empresas) sempre questionando as estruturas vigentes. Resta à corporação ter maturidade para enxergar neste traço de personalidade um potencial intraempreendedor positivo.

Ao conseguir intraempreender, o profissional que tem a inquietude como característica acaba por encontrar um canal para expressar suas ideias e coloca-las em prática. Para a empresa também é uma prática capaz de deixar mais satisfeitos os colaboradores com uma tendência mais criativa e contestadora. Além disso, intraempreendendo a organização pode ampliar os seus ganhos sem deixar de lado os aspectos principais de suas premissas de gestão e cultura.


Fonte:

Feedback é bom e eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.