Sílvio Luiz Johann – Gestão da mudança e cultura organizacional (2016)

Sílvio Luiz Johann – Gestão da mudança e cultura organizacional (2016)

“A sobrevivência de todo e qualquer tipo de empresa não mais depende do porte de cada organização, mas decorre, ao longo dos anos, de sua capacidade de se adaptar aos novos tempos”

As mudanças no mercado global tem provocado a necessidade de transformação nos mercados nacionais e locais e isso têm levado as empresas à realizar diversas mudanças no seu modus operandi com vistas à garantir a sua própria sobrevivência. Mudar o modus operandi, ou seja, mudar os procedimentos e hábitos instituídos significa mudar os aspectos primordiais da cultura organizacional, que dizem respeito a forma como as pessoas se comportam na realização de suas atividades cotidianas na empresa.

Muitas empresas fracassam ao tentar realizar mudanças na sua cultura organizacional por serem mal assessoradas ou pelo simples fato de que isso implica em altos custos e por ser algo trabalhoso e, na maioria das vezes, dolorido.

Nesse sentido, a Gestão da Mudança, surge como um instrumento que, se bem implantado, pode fazer com que a transição entre o que a empresa é e o que ela pretende ser, seja realizado da melhor forma possível. Ou seja: com o menor risco financeiro, com os menores danos para a continuidade das atividades e principalmente para o corpo funcional da empresa. 1

Uma verdade é que, quando se trata de gente, todo cuidado é pouco, por isso, qualquer tentativa de mudança de cultura numa instituição deve ser feita com o máximo de responsabilidade. Para realizar tal ação com vistas a uma garantia mínima dos objetivos pretendidos, uma empresa deve realizar diversos estudos estruturais, planejar a mudança com o máximo de antecedência e ter pessoal competente para realizar as ações necessárias. Tudo isto é importante, mas ainda não é o suficiente. É preciso que haja engajamento e adesão por parte das pessoas que compõem o corpo funcional da empresa.

Entender que o trabalhador tem receio de executar processos que poderão gerar sua futura demissão é a chave para o sucesso da gestão da mudança da cultura organizacional

Nota: 9/10.


Editora: Editora FGV (1ª edição);
Autor: Sílvio Luiz Johann, Alexandre Alberto Leite De Oliveira, Mara Cesário Pereira Beckert, Vera Susana Lassance Moreira;
Ano: 2016;
Palavras-Chave: Negócios, Estratégia, Liderança, Planejamento Estratégico;
Páginas: 120.

Outras Referências:

1Artigo Os funcionários são o maior patrimônio da sua empresa. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/os-funcionarios-sao-o-maior-patrimonio-da-sua-empresa. 03/06/19.

Feedback é bom e eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.