Materiais e Patrimônios – Visão operacional e visão estratégica

Segundo Garcia e Alt (2011), “administrar recursos escassos tem sido a preocupação de gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas às atividades produtivas”, pois administrar recursos materiais tem como principio básico uma sequência de operações, que se inicia com a identificação do fornecedor, seguindo com a compra do bem, seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, seu transporte durante o processo produtivo, sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, sua distribuição ao consumidor final.

É sabido que toda atividade empresarial pode ser dividida em dois grandes grupos: 1) Operacional e 2) Estratégico. Juntos, constituem aquilo a que chamamos de logística

O Operacional visa à busca constante de uma forma de tornar práticas cada vez mais simples e eficientes. Já o Estratégico, visa a excelência quanto à busca por um diferencial de competitividade, isto é, por inovações que permitam à empresa se destacar no mercado.

Como disse Domingues (2013): “… administrar materiais é como administrar informações”. E isto é absolutamente verdadeiro, pois o momento atual se distingue do passado pelo avanço tecnológico e pela forma como utilizamos a informação enquanto ferramenta de planejamento, organização, direção e de controle.

Mas não somente isto, o manejo aprimorado dos dados nos permite interpretar cenários de modo a melhor decidir sobre como, onde e quando devemos investir recursos humanos, materiais e financeiros. Com relação ao presente tema, podemos traduzir para:

“… aumentar a produtividade através da eficiência; melhorar a qualidade na busca pela eficácia; e buscar a efetividade ao produzir a quantidade certa no momento certo para atender bem o cliente, sem desperdício.”

Assim, concordando com FACAC (2005), podemos dizer que “a Administração de Materiais moderna é visualizada como um sistema integrado que funciona a partir de subsistemas próprios interagindo para compor um todo organizado.”

Dessa forma, é vislumbrando todos esses subsistemas que uma organização concretiza sua visão estratégica no campo da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais.


Referências:

OLIVEIRA, rosângela soares de. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. / Rosângela Soares de Oliveira – FORTALEZA: Centro Universitário Ateneu, 2019. 92 p.

Feedback é bom e eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.