Materiais e Patrimônios – Fundamentos são o princípios da logística

Numa das atividades da disciplina que estou cursando, Administração de Materiais e Patrimônio, me foi pedido o seguinte:

Pesquise em livros, revistas ou na internet exemplos de processamento de pedidos e descreva, com suas palavras, cada etapa do processo.”

O resultado pode ser visto abaixo:

A função de processamento de pedidos é composta de um conjunto de atividades comuns tanto para quem compra quanto para quem vende. No entanto, nossa análise se baseou numa das maiores redes de farmácia do país, que dispõe de um Centro de Distribuição dotado de tecnologia de informação com elevado nível de automatização:

“O Centro de Distribuição (CD da [Fármacia] Pague Menos recebe, por dia 20 mil volumes de produtos. Entram aí alimentos, medicamentos, e produtos de higiene e beleza. O processo é feito de maneira quase que automática, com a operação de esteiras. Aproximadamente 700 funcionários trabalham no CD.”

As etapas do processamento obedecem a uma ordem que exige a participação sincronizada de todos os profissionais da logística (cadastradores, analistas, separadores e carregadores) que atuam desde a entrada dos produtos, sua armazenagem, separação e posterior saída.

O sistema de gerenciamento de informações cruza dados como localização, descrição, quantidades e volumes dos produtos, de modo a permitir a manipulação e circulação automatizada dos produtos.

A tecnologia dos códigos de barras é fundamental para que os itens dos pedidos sejam coletados e guardados corretamente nas suas respectivas caixas. A cadeia é composta de várias correntes formadas por esteiras cujo trajeto compõe uma verdadeira teia robótica que funciona de uma maneira quase fisiológica com o fator humano do processo.

De acordo com o gerente de operações do setor, 85% dos pedidos são processados efetivamente com o uso dessa tecnologia e graças ao aprimoramento das técnicas implantadas ao longo dos anos.¹


Referências:

O POVO Online

Feedback é bom e eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.